Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

Volta a Ilha SC - Diário de Bordo IV - Ilha da Magia

Prezados amigos, domingo de sol em Floripa, o mar com vento sul moderado a forte, ondulação de sudeste e ondas na casa dos cinco pés. O tempo tem estado meio imprevisível e ontem a previsão errou totalmente. Acordamos cedo e decidimos fazer um treino e saímos do CT da mole passando pelo canal da Barra. Logo no inicio da remada vimos ao longe a galera das canoas havaianas que treinam aqui na Lagoa e sentimos a energia daquele time de verdadeiros waterman remadores.

No inicio da remada o vento já tinha rajadas de 20 nós soprando de nordeste e encrespando a lagoa, passamos pela ponte e adentramos o canal da barra, um lugar indescritível em sua beleza e energia. Lembrei-me dos anos de trabalho com mergulho na ilha e das nossas saídas pelo canal sempre as 6 da manhã. Numa remada de uns 3 km passamos por embarcações, casas e pescadores da barra sentindo toda a energia do mar que esse local possui.

Ao sairmos do canal contra vento de nordeste, com rajadas de 20 nós para mais transformou o mar numa espécie de maquina de lavar gigante, com um ventilador ligado em cima. O grau de dificuldade dessa remada foi sem dúvida o maior de toda a minha vida, balançava de todos os lados e as ondulações de 4 pés contribuíam para o nosso desequilíbrio durante sua passagem em curtos intervalos, ocasionando varias quedas durante a nossa remada que durou 30 minutos ate a rede no out-side do camping da Barra,

Na volta novo encontro com as canos havanas e a Starboard 14`8 The Point encontrou a condição que ela foi feita para, o down Wind oceânico, a distancia que foi percorrida em 30 minutos a no contra vento foi coberta em 10 minutos no downwind, nessa condição de mar senti como eu sou pequeno, um verdadeiro nada diante do oceano. Cruzamos com uma traineira no meio da remada e deu para ouvir o velho pescador olhando para nos dizer “ vocês são uns loucos”. Pena que as pilhas da Go Pro não estão carregando para registrar esse momento, mas na 2ª resolveremos esse problema.

Na volta pelo canal impusemos um ritmo forte na nossa remada, como se para desabafar da tensão que passamos. Ao chegarmos ao CT a sensação de dever cumprido e a certeza da condição que não queremos encontrar durante a nossa volta a ilha. Almoçamos e retornamos para mais uma remada à tarde para tirar o acido lático dos músculos e encontramos a galera do Floripa surf Club dando aulas para um grupo. Mauricio da Blesss me deu a oportunidade de experimentar mais uma prancha na vida, uma 10´6 que ele havia acabado de terminar e a prancha tem um glide bem interessante para uma 10´6.

Remamos ate o final do dia e ao retornar nos deparamos com um casamento no salão de festas do hotel bem do lado do CT, bom lugar para casar pensei comigo. Decidimos sair para comer uma pizza para repor os carboidratos e fomos ate a rua Hercílio Luz à pizzaria da Robertinha minha amiga das antigas e seu marido italiano, mais uma grata surpresa comi a melhor pizza da minha vida, alias 2 e depois só o descanso para mais um dia nos aguardava.

Tenho conversado com varias pessoas que moram na ilha há anos e todas concordam que o tempo esta modificado, os ventos sul e norte se alternam quase ininterruptamente e sempre com intensidade moderada a forte fazendo a cabeça dos velejadores em geral e fortalecendo os treinos da galera do surf em condições adversas. Hoje deve rolar um descanso e amanha mais treino em mar aberto... Agradeço muito ao apoio de todos nossos amigos e do site foco surf contra as maledicências e pessoas de baixa vibração espiritual que tem tentado infernizar nosso trabalho, deveria prever isso, pois Florianópolis é a Ilha das Bruxas, mas o treino de ontem me fez perceber que realmente tudo isso inclusive nós somos muito pequenos em relação ao oceano. . Mahalooo

Autor: Marco Antônio Gorayeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rede Social